Você sabe o que é, como criar um moodboard e como ele pode ser útil para o desenvolvimento de um projeto, para a criação de uma obra ou evento específico ou para auxiliar o trabalho dos profissionais da área da arquitetura e do design de interiores?

 

Se ainda não, fique tranquilo!

 

Este artigo tem como objetivo não apenas se debruçar sobre o tema em questão, mas sugerir apps e ferramentas úteis para que você criar um moodboard (e facilitar todo o processo de criar e recriar espaços!).

 

Confira abaixo o que preparamos para você!

Comecemos pelo início: o que é um Moodboard?

Primeiro, vale dizer que o Moodboard também é chamado de Painel Semântico ou, em traduções menos técnicas e mais livres, “Painel de humor”, “Painel de tendências”, “Painel de ideias”.

 

O seu objetivo é reunir fotografias, recortes, cores, objetos, tecidos, texturas, inspirações, palavras, frases, conceitos e referências que possam traduzir o que está por trás de uma criação.

 

Por meio do Moodboard, reconhece-se a essência do que se quer fazer e busca-se formas de criar uma identidade e linguagem coesas, coerentes, esteticamente aprazíveis e que estejam de acordo com o briefing inicial.

 

Para simplificar, podemos dizer que o Painel Semântico, dentro do design de interiores ou da arquitetura, permite ao profissional compreender o estilo desejado pelo contratante, traduzir visualmente as suas ânsias e predileções em outras criações e escolher um caminho seguro para seguir.

Ao criar um moodboard, você cria um guia de referências muitíssimo útil para organizar projetos.

Trocando em miúdos: o que entra em um Moodboard?

Depende do espaço a ser criado, assim como de sua finalidade e do orçamento disponível.

Se estamos falando da criação de um Moodboard para um restaurante, por exemplo, espera-se que os elementos presentes neste painel remetam a sensações específicas.

Não queremos que o cliente se sinta incomodado com o ambiente, certo? Certo. Como podemos fazer com que ele se sinta aconchegado, perceba-se como necessário e bem recebido e fixe a imagem da marca em seu imaginário de forma positiva?

Qual é o público esperado? É um restaurante de frutos de mar, de comida vegetariana? Terá música ambiente ou música ao vivo? Receberá grandes eventos ou apenas clientes para o almoço? Qual será o preço dos pratos e como o espaço em que eles serão servidos trabalhará para colaborar com a ideia de valorização da comida ali comercializada?

As respostas destas perguntas são fundamentais para a criação de um Moodboard que faça sentido e que dê o retorno financeiro esperado ao contratante.

Dominar as técnicas que permitem que os objetivos sejam atingidos exige anos de estudos acerca das tendências de design de interiores e arquitetura mais famosas e capazes de converter clientes eventuais em clientes fiéis e apaixonados.

Ao criar um moodboard, especialistas conseguem definir qual é o desejo do cliente e criar um projeto coerente.

Eu posso criar um Moodboard para me inspirar ou fornecer referências para um arquiteto ou decorador de interiores?

Claro! Os painéis semânticos têm diversas finalidades e podem auxiliá-lo em diversos momentos da sua vida, diga-se de passagem. 

Se você está preparando uma festa de casamento, por exemplo, pode separar em um moodboard aquilo que tem em mente e fornecer esta colagem ao responsável pela organização do evento;

Se está, digamos, querendo reorganizar o seu estilo pessoal e quer encontrar referências de moda que estejam de acordo com o que você idealizou, também pode contar com este quadro de inspirações.

Ao colocar tudo em um só lugar, criando um “humor” (daí o nome mood) determinado, você conseguirá manter o foco e otimizar os seus esforços.

Se você almeja contratar um arquiteto ou decorador de ambientes para dar outro visual para a sua casa ou ambiente de trabalho, por fim, saiba que o Moodboard também é de grande valia.

Ao oferecer referências visuais, você direciona o trabalho do profissional escolhido e permite que ele chegue ao ponto que você quer de maneira inteligente, prática e rápida.

Quer criar um moodboard? Existem ferramentas que podem ajudá-lo!

 

Ficou inspirado? Então aproveite para olhar a nossa lista de 5 ferramentas para criar um moodboard:

 

GoMoodboard

Como o próprio nome sugere, o site permite que você crie o seu próprio Painel Semântico sem grandes complicações. Uma das grandes vantagens desta plataforma é o fato de que ela é bastante intuitiva (além de ser gratuita e não exigir que você faça cadastro).

 

Milanote

Bem mais sofisticado do que o exemplo acima, o Milanote é um site que, mediante cadastro, permite que você crie moodboards, anote fluxos de pensamentos, anexe fotografias, to do lists e similares.

Esta plataforma pode ser utilizada tanto por indivíduos que trabalham sozinhos quanto por equipes inteiras (e é bastante famosa também por isso).

O Milanote possui um plano gratuito, com algumas limitações, e um plano pago bastante vantajoso, em especial para empresas.

 

Pinterest

O favorito de muita gente! Além de ser fácil de mexer e possuir uma quantidade imensa de fotografias, vídeos, imagens e prazeres estéticos diversos, esta ferramenta é gratuita e permite que você crie moodboards para diversos fins.

 

Niice

O Niice é outro aplicativo simples, mas muito útil. A sua interface é fácil de usar: basta apenas arrastar e soltar para colocar ou trocar de lugar as imagens escolhidas. A plataforma possui também uma extensão para Chrome, que permite que os usuários coletem inspirações enquanto passeiam pela rede.

A conta grátis permite que o visitante faça três moodboards. O serviço conta com outras opções premium, de valores diferentes entre si.

 

Morpholio Board

Aplicativo feito para que você crie esboços, anotações, desenhos, anotações e reúna, em uma só lugar, imagens, fotos e afins que chamam a sua atenção ou estão de acordo com a identidade de um projeto em desenvolvimento.

O único problema do Morpholio Board é que ele está disponível apenas na App Store, ou seja: para poder utilizá-lo, você precisa de um equipamento da Apple.

 

 

Gostou das nossas sugestões de ferramentas para criar o seu próprio painel de inspirações?

Ficou interessado nesta tendência, gostou de criar um Moodboard, tem dúvidas sobre o tema ou gostaria de solicitar a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores profissional?

A Franco Arquitetura e Construção possui uma equipe capacitada para atender a diversos públicos e está preparada para executar obras em residências, lojas, escritórios, condomínios e afins.

Se você está em busca de arquitetos e designers de interiores em Belo Horizonte, temos a solução. Solicite um orçamento personalizado por meio de nosso website!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *