Muito se fala sobre a importância de investir em um projeto arquitetônico coerente. Não por acaso, é claro: somente um profissional qualificado poderá dizer o que é necessário para que um imóvel ganhe vida.

Apesar disso, não temos o costume de falar sobre as minúcias que compõem o projeto de arquitetura, tampouco sobre os custos que envolvem a sua criação.

Se você está pensando em investir no trabalho de um arquiteto, primeiro, parabéns!

Em segundo lugar, confira abaixo os detalhes mais relevantes sobre esta temática e entenda o porquê do custo de um projeto.

Os custos de um projeto arquitetônico nem sempre estão claros para os clientes. Foto: Unsplash.

Afinal, por que eu preciso investir em um projeto de arquitetura?

Como comentamos em outro artigo, que fala de forma muito mais abrangente sobre a questão, um projeto de arquitetura é fundamental não apenas por segurança, mas para garantir que o orçamento seja seguido à risca, que o material seja de qualidade e que os prazos sejam cumpridos.

Somente um profissional, com a ajuda de uma equipe igualmente qualificada, será capaz de criar um projeto viável, que leve em consideração as especificidades do ambiente, os desejos do contratante e as medidas que devem ser adotadas para que a estrutura mantenha-se perfeita por muito tempo.

Somente um arquiteto profissional poderá estabelecer quais são os custos de um projeto arquitetônico coerente. Foto: Unsplash.

Quais são os custos de um projeto de arquitetura?

É importante dizer que os custos de um projeto arquitetônico estão intimamente ligados com o tamanho da edificação, com as características desta (e com o nível de personalizado desejado), com o local da obra, o tempo de execução e, claro, com o expertise do time de arquitetura.

Um adendo: um profissional apto reconhece o valor de seu trabalho. Desconfie de preços irreais ou descontos fora da curva: como diz a sabedoria popular, às vezes o barato sai caro.

E quando estamos falando sobre construção, acredite: o caro pode ser realmente muito caro. Em múltiplos sentidos.

Os custos de um projeto arquitetônico podem variar de acordo com o tipo de cobrança escolhido pelo cliente (ou costumeiramente praticado pelo arquiteto responsável). Foto: Unsplash.

Retornemos. Para falarmos sobre os custos de um projeto de arquitetura, precisamos entender que as formas de precificação variam. Confira algumas das possibilidades mais comuns do mercado:

Para calcular esta opção, utilizamos uma estimativa do custo da obra. O Custo Unitário Básico de Construção (CUB), como é chamado, é o preço médio por metro quadrado de construção e pode variar de lugar para lugar e também por conta dos padrões de edificação desejados.

A porcentagem sobre o custo da obra pode variar de 2% a 15%.

Principais aspectos do CUB/m²

De acordo com a cartilha publicada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais, o CUB/m² é responsável pela primeira referência de custos de centenas de milhares de empreendimentos e serve também para acompanhar a evolução dos valores praticados.

Ele é calculado e divulgado mensalmente pela maior parte dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil e é conceituado da seguinte maneira:

“Custo por metro quadrado de construção do projeto-padrão considerado, calculado de acordo com a metodologia estabelecida em 8.3, pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil, em atendimento ao disposto no artigo 54 da Lei nº 4.591/64 e que serve de base para a avaliação de parte dos custos de construção das edificações”.

O CUB/m² é utilizado para fazer os cálculos de porcentagem sobre o custo da obra. Foto: Unsplash.

Este acordo, firmado entre contratante e contratado, costuma ser mais comum nas cidades do interior e em locais onde a concorrência é maior.

Mais comum em projetos industriais ou projetos para órgãos públicos, este tipo de cobrança está atrelada à quantidade de desenhos que o projeto exige.

O preço por formato A1 pode variar. Projetos mais complexos, como podemos imaginar, tendem a ser mais caros. Num geral, os valores por formato A1 podem custar a partir de R$1200,00.

Como a alcunha sugere, neste caso o valor do projeto está relacionado ao tamanho da construção desejada. O custo, portanto, é estimado a partir do metro quadrado construído.

 

Vale a pena pagar pelos custos de um projeto arquitetônico?

Com toda a certeza. Imóveis com edificação bem detalhada, com cômodos espaçosos, bem iluminados e ventilação natural, têm um valor de mercado imensamente maior.

Quanto menos planejado é um espaço, menos ele vale no mercado imobiliário (e menos será valorizado no futuro).

Por menos que você esteja pensando em vender a casa que pretende construir, vale sempre a pena se precaver.

Enxugar os custos do projeto de arquitetura pode comprometer investimentos e benefícios futuros. Pense bem sobre as vantagens que podem vir com o auxílio de um profissional competente e bem equipado!

Os custos de um projeto de arquitetura são completamente justificáveis, especialmente quando pensamos no valor futuro que o imóvel poderá adquirir. Foto: Unsplash.

 

Se você está pensando em construir, esperamos que este artigo tenha te convencido que os custos de um projeto arquitetônico são extremamente baixos quando pensamos no que a obra pronta pode nos render futuramente.

A FRANCO Arquitetura e Construção é capacitada para oferecer aos clientes o que há de mais interessante no que tange o mercado de construção civil e faz, entre outras coisas, projetos de arquitetura para diversos fins.

Não importa se você está pensando em fazer uma residência, construir um apartamento ou subir um prédio comercial: nossos profissionais, após ouvir o que você tem a dizer, criarão um projeto que faça sentido para você e para o orçamento disponível.

Confie em quem sabe (e ama imensamente) o que faz.

Entre em contato com a nossa equipe por meio do telefone (31) 99924-8405, de Belo Horizonte, ou através do endereço de e-mail contato@francoarquitetura.com.br, e solicite um orçamento personalizado.

Estamos sempre à disposição para auxiliá-lo em suas empreitadas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *