Reformar a cozinha não precisa ser um bicho de sete cabeças: existem tendências acessíveis que podem otimizar o espaço da sua casa e causar boa impressão em todos os seus convidados.

 

A cozinha é, na nossa humilde opinião, um dos lugares mais acolhedores – ou O mais acolhedor – da casa: palco da preparação de jantares a dois, de reuniões de amigos e também espaço de criação (sim!), este cômodo merece atenção redobrada. A escolha errada dos móveis, excesso de cores ou informações ou obras feitas sem o devido planejamento podem fazer com que a sua cozinha pareça muito pequena, pouco prática ou mesmo desconfortável.


Com o intuito de ajudá-lo a se inspirar para começar o processo de transformação doméstica, reunimos algumas dicas primordiais para reformar a cozinha de forma inteligente, prática e sem gastos desnecessários. Confira abaixo!

 

Reformar a cozinha com a tendência do conceito aberto

 

Nos últimos tempos, fala-se muito sobre conceito aberto. Dentro desta concepção de layout de casas/apartamentos, a cozinha é tida como o ambiente social de maior destaque. Como comentamos no primeiro parágrafo, a cozinha é um espaço deveras democrático e sempre muito frequentado. Nada mais justo, portanto, do que abrir espaço para que ela brilhe.


Projetos que praticam o conceito aberto normalmente integram os espaços da cozinha,
da sala de jantar e da sala de estar. Alguns apartamentos menores, no entanto, podem ir um passo além e integrar também o quarto. Como esta é uma situação específica, falaremos mais sobre o primeiro caso.

 

✏PROJETO: Outro ângulo da nossa cozinha super descolada! A mistura da madeira, o vidro azul dos armários e os tons claros da parede e piso ficaram um charme! Super parceria com a excelente @jaque.arquiteturaedesign Vem com a FRANCO! Nós transformamos seu sonho em projeto! #cozinhasplanejadas #cozinhasmodernas #arquitetosnaobra #cozinhaazul #mosaico #arquiteturaedecoração #arquilovers #decor #decorlover

Uma publicação compartilhada por FRANCO Arquitetura&Construção (@frncarquitetura) em



O conceito aberto tem sido muito utilizado em reformas de cozinha porque, além de ser esteticamente bonito, possui uma série de vantagens.

 

Este tipo de reforma de cozinha é indicado para quem está em busca de criar a impressão de que um espaço é maior do que realmente é. Quando retiramos as paredes que delimitam os cômodos e criamos ambientes com os móveis, fazemos com que a casa como um todo pareça maior. Isto é excepcionalmente interessante para apartamentos de até 40m², claro, mas tem efeito também em casas de maior metragem.

 

Outras vantagens adquiridas pela opção do conceito aberto são:

 

🏗OBRA: Quem vê esse espaço demolido e todo vazio nem imagina que vem por ai um lindo espaço gourmet! Em andamento essa cobertura super fofa! Projeto @jaque.arquiteturaedesign e execução @frncarquitetura! Já estamos ansiosos para ver tudo prontinho! Acompanhem com a gente! #arquitetosnaobra #arquitetura #reformasbh #reformacobertura #arquiteturaedecoração #obralimpa #reformabh #arquitetosbh

Uma publicação compartilhada por FRANCO Arquitetura&Construção (@frncarquitetura) em

Ao integrar vários cômodos da casa, o conceito aberto facilita a socialização entre amigos, família e convidados. Este tipo de reforma de cozinha, além disso, promove conforto, amplitude e possui muito estilo.

 

Como reformar a cozinha com pouco dinheiro: conheça a rodabanca

 

Você pode nunca ter ouvido a palavra rodabanca, mas certamente sabe o que ela significa. É costume que a rodabanca seja aplicada acima da bancada da cozinha, para impedir que haja infiltração e que a água cause estragos. De forma simplificada, ela é uma faixa de revestimento e costuma ser feita de pedra ou de azulejos. Os mais ousados podem ainda apostar em uma rodabanca de espelhos, como esta que você vê aqui embaixo. Além de ser linda, ela contribui para que a cozinha pareça maior.

 

Para reformar a cozinha sem comprometer o orçamento, vale a pena investir em um nova rodabanca. Fonte: DecorSalteado.com

 

Reformar a cozinha com marcenaria: é possível?

Mas com certeza! Se você está em busca de otimizar a sua cozinha, pode investir em armários suspensos ou mesmo em prateleiras, feitos de madeira e com cores à sua escolha (que combinem com o resto do ambiente, claro!). Móveis feitos por encomenda acomodam perfeitamente os eletrodomésticos, poupando espaço e brindando os olhos.

 

Caso você opte pelo conceito aberto, a marcenaria pode ser utilizada também para separar os ambientes. Há quem escolha, por exemplo, utilizar pisos de cores diferentes entre sala e cozinha, dando a impressão de espaços diferentes – mesmo que não haja nenhuma barreira física entre eles. Chique e esperto.

 

✏ PROJETO: Imagina receber seus amigos nessa cozinha super estilosa? Estamos preparando este projeto, pensando em cada detalhe e todas as necessidades da cliente! Muitos armários, nichos, e até um local para pequenas refeições! Optamos pelo granito Preto para piso e bancada, e o destaque ficou com o Patchwork da @elianerevestimentos! Funcional, chique e moderna! ♡ Vem com a FRANCO, temos a solução completa para você!

Uma publicação compartilhada por FRANCO Arquitetura&Construção (@frncarquitetura) em


Móveis de marcenaria sob medida são uma opção fantástica para quem quer reformar a cozinha, mas não quer quebrar as paredes!

 

E a ilha, é uma boa opção para reformar a cozinha?

Se você tem o costume de ver filmes norte-americanos, já deve ter visto alguns modelos de ilha. Este objeto, além de muito funcional, uma vez que pode abrigar cooktops ou pias e também que permite que as pessoas se sentem na cozinha – tanto para acompanhar quem está cozinhando quanto para fazer uma refeição rápido -, eleva a estética de qualquer cozinha.

 

Esta opção, porém, exige alguns cuidados. Antes de investir em uma ilha personalizada, consulte um profissional para saber se o espaço permitirá a livre circulação de pessoas, se a ilha não interromperá o funcionamento correto dos armários, etc. A funcionalidade importa!

 

Quais são os materiais mais utilizados para reformar a cozinha?

 

Nos parágrafos acima, citamos alguns materiais que podem ser utilizados na reforma da cozinha, como pedras, azulejos, espelhos e madeira. Para criar um novo ambiente, o céu é o limite!

 

No processo de criação, existem inúmeras estratégias para decorar e otimizar o espaço da cozinha. Entre elas, podemos citar a utilização de:

 

✏ PROJETO: Olhem que cozinha linda! Para esse projeto tinhamos o desafio de fazer uma cozinha funcional, espaçosa e divertida! Nossas clientes queriam algo colorido e que saisse da mesmisse das cozinhas tradicionais. Resultado: projeto marcante, ousado e super moderno. A cara das clientes! Super parceria com a excelente @jaque.arquiteturaedesign Vem com a FRANCO! Nós transformamos seu sonho em projeto! #cozinhasplanejadas #cozinhasmodernas #arquitetosnaobra #cozinhaazul #mosaico #arquiteturaedecoração #arquilovers #decor #decorlover

Uma publicação compartilhada por FRANCO Arquitetura&Construção (@frncarquitetura) em

Nesta reforma de cozinha, a rodabanca de mosaicos ganhou destaque.

 

As escolhas de materiais podem variar de acordo com o orçamento, com a finalidade do serviço, com as condições do local, com a estética desejada e com a predileção do cliente. Ao reformar uma cozinha, o profissional leva em consideração todos estes fatores.

 

Todo procedimento que envolve mexer nas estruturas de uma casa jamais deve ser feito por pessoas que não possuem conhecimento teórico e prático: qualquer erro, como bem sabemos, pode gerar prejuízos, comprometer seu patrimônio e gerar gastos desnecessários.

 

Não corra riscos fazendo alterações em sua casa por conta própria ou com a ajuda de trabalhadores não especializados: se você está pensando em reformar a cozinha, permita-se investir em quem faz a diferença.

 

A FRANCO Arquitetura e Construção possui uma equipe composta de arquitetos e decoradores de formação exemplar, preocupados em oferecer serviço diferenciado e que caiba no orçamento do cliente. Fale conosco agora, conte-nos sobre as suas expectativas e solicite um orçamento: podemos fazer um projeto personalizado para você e, assim, criar a cozinha – e a casa – dos seus sonhos.

 

Estamos disponíveis para conversar e esclarecer as suas dúvidas pelo telefone (31) 99924-8405 e também pelo endereço de e-mail contato@francoarquitetura.com.br. Você também pode solicitar uma ligação, se for de seu agrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *