Você sabe quais são os prédios mais altos do mundo? Verdadeiras obras da engenharia e esteticamente perfeitas, estas construções impressionam pelo tamanho, pela inteligência de estrutura e pela beleza da arquitetura.

Neste artigo, falaremos sobre alguns dos maiores edifícios existentes, dando detalhes sobre as suas especificidades. Alguns deles são realmente assombrosos. Confira!

International Commerce Centre: menção honrosa entre os prédios mais altos do mundo

Quando sua construção foi finalizada, era o segundo prédio mais alto da China. Perdeu o posto pouco depois, é verdade, mas ainda é (e sempre será) extremamente relevante.

O International Commerce Centre possui 484 metros de altura, distribuídos em 118 andares. A maior parte de suas salas é ocupada por escritórios, mas a estrutura abriga também um hotel de luxo, o Ritz Carlton Hong Kong (entre o 102º e 118º andares!) e o bar mais alto do mundo, o Ozone.

International Commerce Central
International Commerce Centre. Todos os direitos reservados para o fotógrafo.

Shangai World Financial Center

O SWFC, como é chamado, possui 492 metros de altura e é o edifício mais alto de Xangai.

Possui três mirantes, no 34º, no 97º e no 100º andares. Os três são abertos para a visitação e impressionam, uma vez que é possível ter uma visão panorâmica da cidade (e vislumbrar detalhes apaixonantes).

O SWFC também conta um dos hotéis mais luxuosos da China, o Hotel Park Hyatt, que ocupa mais de dez andares.

Acerca da arquitetura, podemos dizer que sua estrutura é bastante polêmica: o seu topo, que tem formato de trapézio, originalmente seria circular. Houve protestos, no entanto, uma vez que boa parte dos chineses considerou que o desenho faria alusão à bandeira do Japão, com o seu sol nascente.

O resultado da alteração? O centro financeiro de Xangai foi carinhosamente apelidado de “abridor”, graças ao formato que substituiu o portal originalmente pensado.

Shangai World Financial Center. Todos os direitos reservados ao fotógrafo.

Taipei 101

Como o próprio nome pode sugerir, é um arranha-céu de 101 andares. Ele possui 508 metros de altura e está localizado na região de Taipei, em Taiwan.

É considerado uma das Sete Maravilhas da Engenharia (Discovery Channel, 2005) e é, definitivamente, um dos maiores ícones de Taiwan. A sua arquitetura faz referência à cultura asiática, mas está dentro do que se espera de construções extremamente modernas e com um “quê” ocidental.

Foi desenvolvida para suportar terremotos, correntes de ar severas e até mesmo tufões. Com toda a certeza, merece os louros da fama.

Taipei 101. Todos os direitos reservados ao fotógrafo.

China Zun

Originalmente chamado de CITIC Tower, possui 528 metros de altura, distribuídos em 109 andares, além de 101 elevadores. Está localizado em Pequim e é o maior prédio da cidade. O China Zun tem esse nome, vale dizer, porque sua arquitetura lembra um traje chinês antigo, o chamado “zun”, que era utilizado em cerimônias.

Possui espaços destinados à observação da cidade, andares com paredes que permitem visualização perfeita do exterior e foi construído de maneira a resistir a diversas intempéries. A preocupação dos arquitetos e engenheiros era criar um prédio de design arrojado, mas que não perdesse a funcionalidade e a inteligência.

Deu certo, como podemos ver.

China Zun. Todos os direitos reservados.

CTF Finance Centre

O CTF Finance Centre, anteriormente conhecido CTF Guangzhou, Chow Tai Fook Centre ou Guangzhou East Tower, está localizado em Cantão, na China, e possui 530 metros de altura, distribuídos em 111 andares.

É utilizado como um centro de conferências, um observatório da cidade e, claro, como um edifício de escritórios de grande porte. Em alguns de seus andares, oferece lojas premium e diversas opções de alimentação.

Dezesseis dos seus andares são ocupados pelos quartos e residências do Rosewood Hotels & Resorts, complexo luxuoso (e que pode ser melhor conhecido em seu site oficial).

CTF Finance Centre. Todos os direitos reservados.

One World Trade Center

O One World Trade Center, conhecido também como WTC 1 ou Freedom Tower, é o edifício principal do novo complexo do World Trade Center. Está localizado em Lower Manhattan, em Nova York, e possui 541 metros de altura, distribuídos em 104 andares.

Possui 69 andares de escritórios, mas possui opções de restaurantes e um deck de observação que permite a observação de boa parte da cidade. Como se pode imaginar, é um ponto turístico bastante cobiçado.

Um detalhe relevante: ele fica ao lado de onde costumavam ficar as Torres Gêmeas, derrubadas no ataque terrorista de 11 de Setembro. No local em questão, aliás, existe hoje um memorial emocionante, feito em homenagem às vítimas do atentado.

One World Trade Center. Todos os direitos reservados ao fotógrafo.

Lotte World Tower

O Lotte World Tower está localizado na cidade de Seoul, na Coréia do Sul, e possui 556 metros de altura, divididos em 123 andares.

O seu design, interessante e arrojado, foi inspirado nas artes coreanas, como a cerâmica, a porcelana e a caligrafia. Desde a sua criação, objetivou unir a elegância à modernidade, criando um edifício que não é apenas útil – dado o fato que abriga complexos diversos, como escritórios, hotéis de luxo e restaurantes -, mas atraente e capaz de suscitar emoções diversas.

Lotte World Tower. Todos os direitos reservados.

Ping An Finance Center

O PAFC está localizado na cidade de Shenzhen, na China, e possui 599 metros de altura. Em seus 115 andares, há 80 elevadores, 1100 vagas de estacionamento, centenas de escritórios, restaurantes, lojas e espaços de convivência.

Sua estrutura espiralada foi criada não apenas para ser visualmente interessante, mas para diminuir o impacto do vento: graças ao design inteligente e ao trabalho de arquitetos e engenheiros, a torre do Ping An deixa de ser impactada por 35% das correntes de ar.

Ping An Finance Center. Todos os direitos reservados ao fotógrafo.

Kingdom Clock Tower

A Makkah Royal Clock Tower, presente no complexo Abraj Al-Bait, está localizada na Arábia Saudita. Embora “apenas” 484.4 metros do espaço sejam utilizados cotidianamente, o prédio oficialmente tem 601 metros de altura.

O edifício possui 120 andares, além de 96 elevadores próprios e 858 quartos de hotel. É o maior prédio da Arábia Saudita, o segundo maior do Oriente Médio e o terceiro maior do mundo.

Foi criado especialmente para acomodar os devotos muçulmanos que, anualmente, visitam e prestam suas homenagens em Mecca.

Kingdom Clock Tower. Todos os direitos reservados ao fotógrafo.

Estamos chegando ao final da lista de prédios mais altos do mundo. Está curioso para saber quais são os dois primeiros? Veja agora!

Shanghai Tower

A Torre de Xangai, em uma versão brasileira, digamos assim, é o prédio mais alto da Ásia, o maior na China e o segundo maior em todo o planeta. Do chão ao topo, mede 632 metros de altura, divididos entre 128 andares.

Outros números impressionam: o complexo guarda 258 quartos de hotel, possui capacidade para guardar 1794 carros e possui mais de cem elevadores, com velocidades que chegam a 20.5 metros por segundo.

Dentro da Shanghai Tower, é possível encontrar dezenas de restaurantes, lojas diversas, cafeterias, escritórios e quartos de hotel. Um dos objetivos de se criar um espaço tão múltiplo é permitir que a cidade dialogue com o interior do local, atraindo pessoas e estimulando a convivência, o reconhecimento e a percepção do local habitado.

Por fim, consideramos válido salientar que a Shangai Tower é um dos prédios mais sustentáveis do globo, uma vez que atua com diferentes fontes de energia renováveis.

Shangai Tower. Todos os direitos reservados ao fotógrafo.

O prédio mais alto do mundo: Burj Khalifa

Finalmente, o grande vencedor: o prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa, também chamado de Burj Dubai, que está localizado nos Emirados Árabes Unidos.

Ele impressiona não apenas por conta de seus 830 metros de altura, divididos entre 163 andares, mas por sua funcionalidade: o complexo abriga quase mil apartamentos, cerca de 300 quartos de hotel e tem capacidade para guardar quase três mil carros. Em seus 58 elevadores, que se movimentam a 10 metros por segundo, trafegam centenas de milhares de pessoas por dia.

O edifício faz parte de um grande complexo comercial e residencial, localizado ao lado das duas principais avenidas de Dubai. Ele foi projetado pelo arquiteto Adrian Smith e teve orçamento total de aproximadamente um bilhão e meio de dólares.

A criação do Burj Khalifa foi desafiadora, uma vez que nunca se havia criado algo dessa magnitude no mundo. Detalhes interessantes sobre design e engenharia podem ser vistos em documentários e programas, como o “Big, Bigger, Biggest” (National Geographic) e o “Mega Builders” (Discovery Channel).

Achou interessante? Saiba que o preço do metro quadrado comercial custa em torno de 43.000 dólares. Os apartamentos residenciais, por sua vez, custam 37.500 por metro quadrado. É realmente um empreendimento para milionários.

Burj Khalifa. Todos os direitos reservados ao fotógrafo.

O que achou da nossa lista? Qual dos prédios mais altos do mundo você gostaria de conhecer?

Já teve a oportunidade de visitar algum deles? Conte-nos um pouco mais sobre as suas experiências – e envie este artigo para os amigos, para que eles possam conhecer um pouco mais sobre estas jóias da arquitetura e da engenharia mundiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *