Você sabia que existem diferentes tipos de ar-condicionado? Você sabe como escolher o equipamento correto para cada cômodo ou espaço comercial? Tem ideia de como funciona o cálculo de BTUs?

Se ainda não, fique tranquilo: este artigo tem como objetivo falar um pouco mais sobre esta questão, esclarecer as dúvidas mais comuns e auxiliá-lo no processo de escolher os aparelhos corretos. Acompanhe.

Quais são os tipos de ar-condicionado mais comuns?

Ar-condicionado de parede (ou janela)

Dentre os tipos de ar-condicionado, é possivelmente o mais comum para domicílios (embora o split tenha ganhado muita popularidade nos últimos anos).

O ar-condicionado de parede é instalado por meio de um buraco ou dentro de uma janela específica. O sistema de escape de ar quente fica para o lado de fora, enquanto o lado de dentro fica resfriado.

São boas opções para quartos de dormir, salas pequenas e ambientes enxutos que precisam de boa climatização. Podem consumir bastante energia, então vale escolher um aparelho que seja econômico.

Ar-condicionado portátil

Boa opção para quem não quer ou não pode fazer buracos nas paredes para instalar aparelhos tradicionais.

O ar-condicionado portátil é independente, pode ser colocado em qualquer cômodo e auxilia na refrigeração do ambiente.

Tem como desvantagem o fato de ser um pouco barulhento e, às vezes, não “gelar” o suficiente (para alguns gostos, é claro).

É por isso que se recomenda comprar um aparelho com melhor capacidade.

Split tradicional

O split tradicional era um dos tipos de ar-condicionado mais comuns em escritórios.

Hoje, no entanto, já conquistou seu espaço também em residências, uma vez que possui alta refrigeração e costuma ser bastante discreto durante o funcionamento.

O split é uma boa opção para quem quer conforto e possui um espaço um pouco maior para climatizar.

Na dúvida, pergunte a um profissional sobre qual modelo escolher para cada parte de sua casa e/ou escritório.

Sistemas VRF

Este é um sistema próprio para edifícios e não somente para um único espaço.

Funciona com uma unidade central, ligada a diversas outras unidades internas, e é capaz de promover refrigeração para todo um complexo.

Split inverter

São bastante parecidos com o modelo Split. No entanto, trabalham de maneira otimizada, buscando formas de diminuir o consumo de energia.

Estima-se que este aparelho consiga reduzir de 50 a 60% do consumo de energia padrão.

Vale dizer, também, que é uma proposta ecológica: o gás utilizado para o seu funcionamento, o R-410ª, não provoca efeitos negativos na camada de ozônio.

Split Cassete

Modelo indicado para escritórios grandes, auditórios, salas com grande concentração de pessoas, etc.

É um dos tipos de ar-condicionado mais potentes e é feito para ser instalado no centro dos ambientes.

É prático também por permitir que as paredes e demais espaços sejam decorados.

Não se esqueça que, embora a climatização seja parte importante de qualquer ambiente – especialmente em épocas mais quentes! -, a preocupação estética também é muito necessária.

Se você gosta possui esta preocupação e gostaria de saber como tornar a sua casa ou local de trabalho mais atraente para você, para os seus colaboradores ou clientes, confira as nossas 10 dicas de decoração aqui.

Existem tipos de ar-condicionado para todos os públicos e necessidades.

Tipos de ar-condicionado: climatizador de ar?

Algumas pessoas acreditam que o climatizador de ar possui a mesma função que o ar-condicionado. Isto não é verdade.

É preciso que compreendamos que, enquanto o ar-condicionado refrigera um ambiente, o climatizador de ar apenas ventila e, às vezes, umidifica.

Enquanto o ar-condicionado precisa ser colocado em um local isolado e instalado (exceto quando estamos falando do aparelho portátil), o climatizador de ar não exige isolamento, tampouco instalação.

O climatizador é vantajoso quando o objetivo é aumentar a umidade de um local e se destaca pelo seu valor baixo e praticidade. Assim sendo, oficializamos: o climatizador de ar não é um tipo de ar-condicionado.

BTUs: afinal, o que são?

Falamos em BTUs o tempo inteiro, mas dificilmente conceituamos, não é verdade? Vamos lá.

BTU é a sigla para British Thermal Unit – ou Unidade Térmica Britânica -, a medição que utilizamos para falar sobre a potência de refrigeração de cada um dos tipos de ar-condicionado existentes.

Quanto maior a potência de resfriamento de cada aparelho, menor é o tempo que ele leva para climatizar um espaço e, claro, maior é conforto para aqueles que usufruem do equipamento.

Como escolher o aparelho certo?

A resposta óbvia seria: basta escolher aquele que possui a maior potência. Isto não é necessariamente verdade.

Para escolher o modelo correto para cada espaço, você precisa levar em consideração o tamanho, em metros quadrados, da sala ou local onde o ar-condicionado escolhido ficará, a quantidade de janelas existentes, a exposição ao Sol do aparelho, a quantidade de pessoas que estarão lá, entre outras coisas.

Cálculo de BTUs

Para calcular quantos BTUs são necessários para um local, você soma o número 600 para cada metro quadrado existente.

Se estamos falando de um local com 4 metros quadrados, por exemplo, a sua soma é 600 + 600 + 600 + 600, que dá 2400.

Depois disso, calcule a média de pessoas que estarão no local. Adicione mais 600 para cada uma delas.

Repita o processo pensando na quantidade de equipamentos eletrônicos e na quantidade de janelas ou portas (que dão para o ambiente externo, não-refrigerado).

Terminou a conta? Esta é a quantidade média de BTUs que o tipo de ar-condicionado escolhido deve ter.

Existem sites, como o portal da Dufrio, que oferecem uma calculadora de BTUs. Se você prefere fazer isso de forma mais automatizada, eis a nossa sugestão. Clique aqui.

Tipos de ar-condicionado e cálculo de BTUs
Existem diversos tipos de ar-condicionado no mercado. Como se pode ver, cada um deles possui uma indicação específica.

 

A FRANCO Arquitetura e Construção é uma companhia especializada na criação de projetos e também na execução de obras, reformas e afins.

Possuímos uma equipe múltipla, com profissionais de diversas áreas, e estamos preparados para oferecer à você e ao seu negócio opções inteligentes, consultoria qualificada, bons resultados e a garantia de que o seu serviço ficará pronto no prazo, respeitando o orçamento.

Entre em contato conosco para saber mais sobre o nosso trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *